A Associação de Cubanos Residentes no Brasil apresenta:

Festival Dia da Cultura Cubana

Um evento que reúne elementos culturais da ilha caribenha como: música, cinema, artes plásticas, dança, charutaria e gastronomia. 

SÁBADO, 02 de Novembro
Abertura da casa: 14H

Local: Estrella Galicia  Estacão Rio Verde
Endereço: R. Belmiro Braga, 119

ENTRADA GRÁTIS!

Dá um Play!

Programação

Abertura da casa: 14h
Espaço Havana – Patio do CCRV
– Exposição de Fotografia “Musicas“
– Exposição e Performance de Artes Plasticas “Aléxis Flores“
– Venda de livros, Cds e Charutos Cubanos
– Restaurante Cubano
– Mostra de documentários e vídeos clipes cubanos
– 15h00 – Show Carlos Ceiro e Los Seis do Sur
Espaço Santiago de Cuba – Teatro CCRV
– 18h00 – Show Quimbara convida Fernando Ferrer
– 19h00 – Dj Cecilia Yzarra (Peru)
– 20h00 – Show Yaniel Matos e Convidados
– 21h00 – Dj Mauricio Bade
– 22h00 – Show: Batanga & Cia
– 23h00 – Dj Julio Moracen
– 00h00 – Show: Timba Havana convida Marina de la Riva
Concurso de Bailes Populares Cubanos*
– No Teatro durante os Shows dos grupos:
Quimbara, Batanga & Cia e Timba Havana

Programação

Abertura da casa: 14h
Espaço Havana – Patio do CCRV
– Exposição de Fotografia “Musicas“
– Exposição e Performance de Artes Plasticas “Aléxis Flores“
– Venda de livros, Cds e Charutos Cubanos
– Restaurante Cubano
– Mostra de documentários e vídeos clipes cubanos
– 15h00 – Show Carlos Ceiro e Los Seis do Sur
Espaço Santiago de Cuba – Teatro CCRV
– 18h00 – Show Quimbara convida Fernando Ferrer
– 19h00 – Dj Cecilia Yzarra (Peru)
– 20h00 – Show Yaniel Matos e Convidados
– 21h00 – Dj Mauricio Bade
– 22h00 – Show: Batanga & Cia
– 23h00 – Dj Julio Moracen
– 00h00 – Show: Timba Havana convida Marina de la Riva
Concurso de Bailes Populares Cubanos*
– No Teatro durante os Shows dos grupos: Quimbara, Batanga & Cia e Timba Havana

Sobre os Artistas

Aléxis Flores Perez 
Exposição e Performance de Artes Plasticas 

Cubano de nascimento e brasileiro por opção desde 1995, é um profissional da imagem. Artista plástico de formação, têm desenvolvido em suas obras temas afro cubanos e relacionados a mitos e lendas que o inspiram. Durante suas exposições, pinta os quadro diante o publico como parte da performance de realização do seu trabalho

Paulina Alzamora: Mi Sabor Latino – Cozinha e Arte

Comidas típicas da culinária cubana, os principais e mais representativos pratos da ilha e outras delicias do Caribe e de Latino América.

Exposição Músicas
Maurizo Logonbardi (Italia)

O fotógrafo Italiano Maurizio Longobardi, nos leva numa viagem fotográfica e Musical que pretende, mostrar o cotidiano de Mulheres Músicas Instrumentistas de diversos lugares do mundo; A primeira parada foi em Havana – Cuba, onde a sensualidade de estas Músicas, se intercalam, com os elementos Barrocos de una cidade que perece, ter ficado esquecida no tempo.

Carlos Ceiro e Los Seis do Sur

A mais nova formação de musical cubana em São Paulo promete matar a saudade da cuba dos anos 30.

Com um formato de Sexteto tradicional, o cantor, baixista e percussionista cubano Carlos Ceiro, apresenta um repertorio de clássicos dos anos 20s e 30s do repertorio mais tradicional da música cubana, muitas delas conhecidas no Brasil a través do Buena Vista Social Club, e que podem ser escutadas pelos barzinhos das ruas da Havana Antiga.

O grupo integrado por músicos cubanos e brasileiros destaca a combinação de Tres Cubano, Violão, Trompete, Contrabaixo e Percussão, a voz do seu diretor (Carlos) que também toca o guiro, para o molho final do som.

Das 15h00 às 17h00

Quimbara convida Fernando Ferrer

Da delicadeza e do lirismo da Cuba antiga às festas e danças de Porto Rico e Colômbia, o grupo paulistano interpreta ritmos do Caribe hispânico, como bolero, cumbia, son cubano, salsa e chá-chá-chá. 

A banda revisita sucessos latinos, respeitando suas tradições e sonoridades. No repertório, clássicos de Willie Colon/Hector Lavoe, Orchestra Harlow, Conjunto Chappottín, Arsenio Rodríguez, Gabriel Romero, Leonor González Mina, Lucho Bermúdez, Simon Diaz, entre outros.

https://www.facebook.com/bandaquimbara/

Fernando Ferrer

Nascido em Santiago de Cuba. Iniciou sua carreira em 1982. Em Cuba, participou dos grupos “Raison”, “Cubanismo” Agrupación Popular “Ayer y Hoy”; Conjunto “Los Chuqui”; Conjunto “Los Latinos” e “Son del Caribe”. Como solista, integrou o Cabaret Salón Rojo, do Hotel Capri, durante cinco anos. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional da Televisão “Mi Salsa, Buscando el Sonero”. Já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente Médio, destacando-se nos Festivais de Jazz de Vancouver, Montreux, Holanda, Alemanha e Líbano, além de Festivais na Itália com o pianista Mac Coy Tiner e, junto a Juan de Marco Gonzalez (Buena Vista Social Club) e o grupo “Afro Cuban All Stars”, em turnês por todo o mundo.

Já em São Paulo, tem trazido os melhores ritmos da ilha às mais exigentes plateias e Festivais: (Ouro Preto-MG, Soy Latino-SP, Paraty Latino-RJ, Latinidades-DF, Consciência Negra-SP); Programas de TV: Programa do Jô, Fátima Bernardes, Metrópolis, TVBrasil-Fique Ligado, Mulheres e shows culturais.

De interpretação única, Fernando Ferrer é considerado um dos mais expressivos cantores atuais da música latina.

https://www.facebook.com/groups/137713529754213/

Show: das 18h00 as 19h00

DJ CecYza

Cecilia é peruana, imigrante em São Paulo desde 2009 e colecionadora de discos de vinil. A seleção de musicas está dedicada aos ritmos latino-americanos, com foco na música peruana e com a proposta de integrar os dois países através da musica. Afinal, o Brasil também é latino.

Das 19h00 as 20h00

Yaniel Matos e Convidaos

Jazzista, Pianista e violoncelista cubano, residente em São Paulo,  já se apresentou com, Carlinhos Brown, Fabiana Cozza, Max de Castro, dentre outros, tendo feito várias turnês internacionais.

Seu álbum “La Mirada” foi indicado como melhor álbum de jazz com vocal no IMW – Independent Music Awards 2015. Seu último disco Carabalí, explora elementos de Tumba Francesa, Conga, Bembé, ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal

Para o Festival da Cultura Cubana Yaniel traz como convidados a
Cuca Teixeira – Batera
Sidiel Vieira – Baixo
Luiz Cabrera – Sax

https://www.facebook.com/yanielmatosoficial/

Show: das 20h00 as 21h00

Dj Mauricio Bade 

Dj Bade, aproxima ao Brasil ritmos Afro Latinos e Caribenhos que mostram suas similitudes com a música do norte e nordeste do Brasil, Carimbo, Calypso, Lambada, junto a Rumba, Reggue, Son Montuno, Mambo….., já imaginou!
Percussionista pernambucano; produtor e pesquisador musical, Dj, foi parte da agrupação “Mestre Ambrosio” e atualmente é o percussionista do raper Criolo.

das 21h00 as 22h00

Batanga & Cia.

A missão do Batanga & Cia é clara: trazer de volta à tona um dos ritmos da conceituada escola cubana, e que dá nome ao grupo, tirando proveito da cena cultural efervescente da cidade de São Paulo.   

O EP “Did you Say Songo?”  com músicas de autoria dos integrantes do Batanga e produção de Swami Jr, explora diversos gêneros da música popular de ambos os países com uma formação com percussão, flauta, piano e contrabaixo, onde o elaborado ritmo cubano vai se transformando, e se aproximando ora ao chorinho, ora ao samba.

www.facebook.com/Batanga-Cia

Show: das 22h00 as 23h00

Dj Julio Moracen

Professor, Pesquisador e Antropólogo, doutor em Patrimônio Imaterial, é um dos primeiros Djs Latinos da Cidade de Sao Paulo, começando seu trabalho em 1999 no Bar Azucar, que alterna ate os dias de hoje junto ao seu trabalho como docente.

Das 23h00 às 00h00

Timba Havana convida Marina de la Riva.

Timba Havana é uma orquestra formada por 12 músicos cubanos e brasileiros. Interpretando temas autorais, além de outros já consagrados no “universo salsero”, o grupo traz como proposta a Timba, gênero musical cubano que é considerado “a evolução da Salsa” e que vem conquistando o mundo desde a década de 90, através de orquestras como Los Van Van, com um som bastante complexo que mistura o virtuoso e o “callejero”, numa explosão rítmica.

O conjunto, que apresenta um formato ainda pouco conhecido no Brasil, esquenta os palcos e as pistas com muita música e dança.

https://www.facebook.com/timbahavana/

Marina de la Riva

Cantora Brasileira de pai cubano, mistura elementos da música latina com elementos da música brasileira em suas canções.

https://www.facebook.com/marinadelarivaMDLR/

Show: das 02h00  às 03h00

 

Concurso de Bailes Populares Cubanos
O casal ganhador, viaja de graça a Cuba por uma Semana

 

Com o objetivo de promover o conhecimento dos bailes populares cubanos HavanaTur Brasil promove um Concurso de Bailes Populares Cubanos, com um grande Premio ao casal ganhador.

Serão avaliados desempenho as danças: Guaguancó, Pilón, Mambo, Cha Cha Cha, Casino e Son

 

Para mais detalhes e inscrições clique aqui

 

Mostra de Audiovisuais e Videos Clipes Cubanos

– 18h00 – Mostra de Desenhos Cubanos

– 20h00 – Mostra de Videos Clipes Cubano

– 22h00 – Mostra de Documentários Cubanos

– 00h00 – Mostra de Videos Clipes Cubanos

– 02h00 – Mostra de Desenhos Cubanos

A venda no evento:
“Cuba no século XXI: dilemas da revolução”

“Este é o melhor texto sobre Cuba ao alcance do leitor brasileiro na virada dos anos 2017-2018. Leitura obrigatória para quem, frente a Cuba, reage com equilíbrio, sem o reacionarismo anticomunista dos que veneram o capitalismo e o esquerdismo infantil e dogmático de quem considera a Revolução Cubana o paraíso na Terra.” — Frei Betto

 

Oficina de Fabricação de Charuto Ao Vivo

Informações sobre a casa
estrellagaliciaestacaorioverde

R. Belmiro Braga, 119 – Pinheiros, São Paulo

Veja, comente, compartilhe!