Foto: @PauloRapoportPopo

Batanga & Cia mostra que Cuba não é só bolero e salsa
Grupo multi-instrumentista apresenta uma envolvente mistura de ritmos caribenhos com cadência brasileira no EP “Did you say Songo?”

A missão do Batanga & Cia é clara: trazer de volta à tona um dos ritmos da conceituada escola cubana, e que dá nome ao grupo, tirando proveito da cena cultural efervescente da cidade de São Paulo, e embalando-o em sonoridades brasileiras.

Na Havana dos anos 1950, o batanga surgiu por meio de dois dos grandes nomes da época dourada da música cubana, Bebo Valdéz e Benny Moré. Naquela época, foi ofuscado pela popularidade do mambo. Agora, mais de meio século depois, a incontestável tradição da ilha ganha nova e deliciosa roupagem. No Batanga & Cia, o nome faz jus à percussão, marcada por influência africana de tambores bata, yia, itótele y okónkolo, que ganham a companhia de pandeiro e cuíca.

O EP “Did you Say Songo?” (YB Music), com 5 músicas de autoria dos integrantes do Batanga, das quais quatro com produção de Swami Jr, explora diversos gêneros da música popular de ambos os países com uma formação com percussão, flauta, piano e contrabaixo, onde o elaborado ritmo cubano vai se transformando, e se aproximando ora ao chorinho, ora ao samba.

No histórico da banda estão apresentações em alguns dos mais renomados palcos que abraçam estilos alternativos ao mainstream, entre estes o Blue Note SP e Bourbon Street, além de Festivais como o Iº FAM – Festival de Música e Arte (2015), I Expo Hispana POA (2015) e o Festival Bourbon Paraty Latino (2014), Festival Latino de Ilha Bela (Ilha Arriba2016). Em 2017, o Batanga participou da trilha sonora da minissérie “Dois Irmãos” (Globo), comandou o Carnaval Havanero, puxando o bloco Os Buena Vista nas ruas de São Paulo.

Batanga & Cia é integrado por:
Pedro Bandera – Percussão (Direção Geral)
Hanser Ferrer – Piano / Percussão (Direção Musical)
Claudia Rivera – Flauta / Piano
Fernando Ferrer Jr – Sax
Ilker Ezaki – Percussão
Alexis D Armas – Percussão
Gustavo Martinez – Baixo

Batanga & Cia no Restaurante Bona_Casa_da_Música
Sexta Feira 17 de Maio. 20H30
Rua Alvaro Anes, 43. Pinheiros – MAPA
Venda de Ingressos: 
https://www.sympla.com.br/bona-apresenta-batanga–cia-a-musica-cubana-que-se-reinventa-no-brasil__501697
Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/319780682017209/

Veja, comente, compartilhe!