La Mujer cuando se agacha se le abre el entendimiento
y el hombre cuando la mira, se le para el pensamiento.Faustino Oramas (Holguín, Cuba, 4 de Junho de 1911 – Holguín, Cuba), foi um trovador cubano.Ao morrer era o mais velho músico no activo em Cuba. Era conhecido popularmente como El Guayabero, título de uma das suas canções. Também foi chamado durante anos de “El Rey del Tumbaíto” devido a uma outra obra sua.Oramas esteve ligado à música desde os 15 anos, quando começou a tocar de ouvido no septeto La Tropical.Iniciou-se na composição na década de 1940 e foi buscar o seu nome artístico a um bar onde, vinte anos antes, se envolvera numa rixa.

O seu instrumento preferido era “el tres”, uma guitarra de três cordas com a qual animava as rimas trazidas do mundo rural com um desenho melódico muito particular e imaginativo. As suas canções, marcadas por um segundo sentido, relatam os acontecimentos mais incríveis com os ritmos da música tradicional e rústica de que restam em Cuba poucos cultores.

Foi o autor de ” Ay! Candela”, um dos êxitos do CD Buena Vista Social Club de 1997, interpretado por Ibrahim Ferrer.

Entre as suas músicas mais populares contam-se:

“Cómo baila Marieta”
“Trigueñita del alma”
“El Guayabero”
“El Rey del Tumbaíto”
“Ay Candela”
“La yuca de Casimiro”
“Mañana me voy pa’ Sibanicú”

O músico recebeu inúmeros prémios nacionais ao longo da sua carreira de que se destacam o “Premio Nacional del Humor” em 2002 e a distinção “Félix Varela”, pela Cultura Nacional.

Oramas morreu na sua terra natal, aos 95 anos de idade

Si você quer desfrutar do mais autêntico “SON” Cubano. não perca a seleção de 11 músicas que a RADIO Havana6463 preparo para vocês.

A Radio do nosso SITE, mantem uma programação 24 hr de Música Cuba, numa janela independente, assim você curte nossa música e continua com seu trabalho:

Compartilhe, fale para seus amigos…

Veja, comente, compartilhe!