CineSesc apresenta sessão especial “Maestra” exibição seguida de bate-papo com a diretora Catherine Murphy, mediação Pedro Bandera.

Segunda Feira Dia 07 de outubro de 2019, das 19h às 21h.
Rua Augusta, 2075 – Cequeira Cesar, Sao Paulo

Em 1961, Cuba se propôs erradicar o analfabetismo em um ano. Enviou 250.000 voluntários por toda a ilha para ensinar leitura e escrita em comunidades rurais durante um ano. 100.000 dos voluntários eram menores de 18 anos e mais da metade deles eram mulheres. 

Em 2004, Catherine Murphy descobriu que conhecia várias mulheres em Havana que haviam se voluntariado para participar; elas estavam em seus 60 anos. Murphy deveria retornar aos Estados Unidos, mas antes de fazê-lo, decidiu gravar três entrevistas com essas voluntárias da Campanha de Alfabetização. 


De 2004 a 2010, Murphy continuou a rastrear histórias de voluntárias da Campanha de Alfabetização e das famílias que as abrigaram, eventualmente produzindo e dirigindo a Maestra e fundando o The Literacy Project. 

O documentário de 35mint é narrado em inglês pela autora premiada com o Pulitzer Alice Walker e apresenta entrevistas em espanhol (com legendas em Português) com nove das mulheres que lecionaram na Campanha.  

MAESTRA TRAILER PORTUGUESE from Catherine Murphy on Vimeo.

Maestra apresenta entrevistas com Norma Guillard, uma das primeiras mulheres cubanas a se chamar feminista, e Diana Balboa, uma das primeiras membros abertas da comunidade LGBT de Cuba e uma defensora internacional dos direitos de gays e lésbicas. Ambas tinham 15 anos na época da campanha.

Mediador:

Pedro D. Bandera –
Formado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Pedagogia de Havana, é especializado em Educação Musical e Percussão Cubana, reside ha 15 anos no Brasil e desenvolve seu trabalho como musico: nos grupos Batanga & Cia / Alafia, e como produtor cultural; na criação de projetos que promovam o intercambio cultural entre Brasil, Cuba e Latino America 

Serviço:
Segunda Feira Dia 07 de outubro de 2019, das 19h às 21h.
CINESESC – 
Rua Augusta, 2075 – Cequeira Cesar, Consolação, Sao Paulo
ENTRADA DE GRAÇA 

Veja, comente, compartilhe!