A cantora carioca Marina de la Riva lança DVD no palco do Auditório Ibirapuera. Marina, filha e neta de exilados cubanos que vieram para o Brasil em 1964, resgatou-se quando concebeu um CD de apresentação entremeando sambas, marchinhas e baiões brasileiros com habaneras, congas e afoxés cubanos. Agora, o DVD Marina de la Riva ao Vivo em São Paulo soma imagem e movimento ao conjunto e completa o gesto de autoconhecimento.

O novo trabalho reproduz as fusões do primeiro CD, e as amplifica. Além do repertório original, resgata “Aos Pés da Santa Cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda), já gravado em samba por Orlando Silva e por Roberto Silva, em bolero por Angela Maria, em bossa nova por João Gilberto, em samba-pop-jazz por Wilson Simonal. Acrescenta “Pedacito de Cielo”, do cantor, compositor e pianista cubano Frank Dominguez. Namora o chão das cantigas de roda em “Se Esta Rua Fosse Minha”. Revisita o carnaval nordestino de “Bloco do Prazer” (de Moraes Moreira e Fausto Nilo), lançado em 1981 por Gal Costa (e por Nara Leão) e revela o cubano José Antonio Castilho, da inédita “Este Mal de Amor”.

Gravado em São Paulo, em 2009, o DVD tem direção de Décio Matos Jr, direção de fotografia de Victor Amatti e direção de arte do argentino Juanito Jaureguiberry. A produção musical é da própria Marina, que lança o DVD e o CD ao vivo por seu selo Mousike, sob distribuição da Universal Music.

Diversificada, a família musical por ela reunida agrupa baianos, paulistas, pernambucanos, nipônicos, cubanos. Estão no palco Daniel Oliva (violão, guitarra e direção musical), Fábio Sá (baixo acústico),  Pedro Bandeira (percussão cubana), Ricardo Valverde (percussão brasileira), Felipe Maia (piano, sanfona)

Veja, comente, compartilhe!