Á Rumba é um gênero musical da cultura cubana, com uma forte origem nas raízes africanas Bantús.  Teve seus inícios na zona dos portos de Havana e Matanzas no inicio do século XIX, onde moravam escravos já libertados e seus descendentes, geralmente iniciado na Santeria (Candomblé Cubano), a Rumba passou de música proibida e perseguida a elemento indispensável da Identidade Cubana.

Companhia Folklórica Youruba Andabo:

Com 50 anos de historia e cultuar as costas, Yoruba Andabo é una das companhias más completas y prestigiosas de Cuba e constituem um dos maiores difusores dos  géneros de música de raízes africanas dentro da  cultura cubana.

A companhia tem sua gênesis nos cais do Porto de Havana, em 1961, quando um grupo de operários reunia-se em festas e eventos artísticos sindicais, em 1985, iniciou sua atividade profissional com o nome de Yoruba Andabo.

Yoruba Andabo obtuvo un Grammy Latino en 2001 por su disco “La Rumba soy yo”, fue nominado en otras tres ocasiones para ese galardón, y cuenta en su haber con el Premio Juno, de Canadá, que le fue otorgado en 1991.

Atualmente 16 artistas integram a companhia, entre cantores, percussionistas e dançarinos. O elenco interpreta os diversos gêneros musicais que conformam as raízes africanas da cultura cubana e que incluem as Culturas o étnias Bantú (Congo), Ketu (Yoruba), Abakuá e o chamado “complexo da rumba” com seus tradicionais ritmos: o yambú, o guaguancó e a columbia; mas também estão incluídos elementos de fusão com outros gêneros musicais, criando vozes e sons contemporâneos, exemplo disso é o DVD “Rumba en la Habana” (distribuído por ayvamusica.com)

A arte de Yoruba Andabo já se apresentou em teatros e praças do Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Panamá, Colômbia, México, Espanha, Genebra, Paris e Londres.

Agora pela primeira vez no Brasil participaram do 2º Congresso Internacional da Cultura e Religião Yorubá de passo para Argentina e Chile

saiba mais em:

https://www.yorubandabo.com/index.php

Veja, comente, compartilhe!