No dia 21 de março, data lembrada mundialmente como o dia contra a discriminação racial, Izzy Gordon se apresenta com seu trio no Centro Cultural Rio Verde, em um show de celebração à música negra, com as participações especiais do percussionista cubano Pedro Bandera – integrante da banda da cantora Marina de La Riva e dos projetos de André Jung (“Urban Totem”) e João Gordo (“El Futuro Antigo y Los últimos tipos”) – e do MC Gaspar, do Z’África Brasil – grupo de rap da zona sul de São Paulo que há 15 anos mescla poesia, canto falado ao cancioneiro popular brasileiro, passeando entre os diversos públicos da “capital brasileira da diversidade”.

A Organização das Nações Unidas determinou 2011 como o ano internacional dos afrodescendentes. Izzy Gordon, Pedro Bandera e Gaspar são artistas herdeiros das muitas tradições musicais da Diáspora Africana, que têm tocado para públicos distintos no país e fora dele. Neste show, os três artistas vão estar juntos em um palco pela primeira vez.

Izzy Gordon consagrou sua voz através do jazz e da bossa nova e tem dois discos lançados — a homenagem à Dolores Duran, de quem é sobrinha, no álbum Aos Mestres Com Carinho (2006) e O Que Eu Tenho Pra Dizer (2010), trabalho no qual ela expressa seus gostos por ritmos, melodias e timbres, com faixas como “The End of Our Love”, de Sérgio Dias; o maracatu “Recife Nagô”, de J. Michiles, o samba com “Gata Lúcida”, da compositora e amiga Giana Viscardi. Investiu na batucada com o talento de Dalua, um dos maiores percussionistas do país. Com a ajuda do pai, o guianense Dave Gordon, cantou o mix “Kingston Market/ Jamaica Farewell”, do rei do calipso Harry Belafonte, ao som dos steel drums. A artista ainda debuta como compositora na faixa-título, que coloca a bossa nova em contato com a cuíca.

SERVIÇO:
21/03, segunda-feira: Izzy Gordon celebra música negra no Rio Verde – participações: Pedro Bandera e Gaspar (Z’África Brasil)
Centro Cultural Rio Verde – Rua Belmiro Braga, 119 – vila Madalena / São Paulo – SP
Tel.: (11) 3459-5321
Porta: 20h
Show: 21h
Preço: R$ 10,00 (nome na lista); R$ 15 (na hora)
Email lista-amiga (até 12h do dia 21/03): minhaquisqueya@gmail.com

Veja, comente, compartilhe!