Viva Cuba Festival

SEXTA, 29 de Março, 19:00

Local: Jazz nos Fundos

Ingresso Promocional: R$ 20,00* 

Chega ao CCMI / Jazz Nos Fundos a noite de abertura do Viva Cuba Festival.

O evento de caráter internacional, que acontece anualmente, promove o conhecimento das danças cubanas folclóricas e populares reunindo interessados nacionais e internacionais para uma semana de vivência através de aulas, workshop, palestra e apresentações musicais ao vivo.

O Viva Cuba Festival é uma produção dos dançarinos e pesquisadores baianos Alexei Ramos e Emília Pedra. 

A noite é produzida em parceria com Havana6463. 

Programação:

No Terraço  a partir das 19:00 
• Feira e Venda de livros cubanos editados no Brasil
• Exposição de moda Aline Andrade (Ìyá Ìyá Teresa)

 20h30 – Show de RUMBA D’Akokan

JazzNosFundos 

22h30 – Show de Yaniel Matos e convidados

Sala Autor CCMI 

00h00 – Show de Batanga & Cia.

Sobre os Artistas

Ìyá  Ìyá Teresa

 

Á partir da vontade de fortalecer o empreendedorismo afro, surge a ideia da jovem estilosta Aline Andrade as, criar uma marca contemporânea que falasse com intimidade sobre tudo o que elas acreditam. Teresa, a matriarca de uma família negra, forte e determinada, mãe, avó, sacerdotisa de umbanda e, posteriormente, iniciada no candomblé para o orixá Obaluaìyé, divindade da terra, da quentura, da vida e da morte, fonte de sua força descomunal. Fortaleza que tanto nos orgulha e motivou a escolha do seu nome para nos guiar e seguir com suas bençãos. A  ÍyáÌyá Teresa vem para resgatar a memória ancestral que habita em todos nós, olhar para o passado e visar um futuro diferente e com identidade é o nosso grande compromisso.

https://www.facebook.com/lojaiyaiyateresa/

 

A venda no evento:
“Cuba no século XXI: dilemas da revolução”

“Este é o melhor texto sobre Cuba ao alcance do leitor brasileiro na virada dos anos 2017-2018. Leitura obrigatória para quem, frente a Cuba, reage com equilíbrio, sem o reacionarismo anticomunista dos que veneram o capitalismo e o esquerdismo infantil e dogmático de quem considera a Revolução Cubana o paraíso na Terra.” — Frei Betto

Rumba D Akokan

A Rumba, homologada pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade é uma expressão cultural Afro Cubana que nasceu originalmente da convergência entre povos Bantos e Yorubás.
 
Formado por músicos cubanos e brasileiros, o grupo tem como objetivo difundir a cultura Cubana no Brasil trazendo em seu repertório músicas que compõem a cultura popular e folclórica da ilha de Cuba. 

Com um repertório que conta com “el complexo de la Rumba” (Yambú, Columbia e Guaguancó), além de outros ritmos tradicionais populares de Cuba como Changuí e Conga, buscando mostrar ao circuito nacional um conceito ainda pouco explorado no Brasil.
 

Agrupação já se apresentou no Festival Latino de Ilha Arriba e no projeto HavanaMadalena

 

Show: 20:30

Yaniel Matos (Pianista e Violoncelista Cubano)

Teve seu primeiro contato com música aos 8 anos, começou seus estudos de cello e piano no Conservatório Estevan Sala, em Santiago de Cuba e em 1994 mudou-se para Havana para estudar composição no Instituto Superior de Artes com Harold Gramatges e Jose Loyola.

Tocou com: Issac Delgado, Orlando Valles, Carilhos Brown, Kiko Loureno. Em 2003, fundou o Mani Padme Trio com Ricardo Mosca e Du Moreira, em 2008 criou o “Cuba Jazz Plus”, um quinteto de jazz contemporâneo com a participação de Dafnis Prieto e Yosvany Terry. Tem mais 8 discos lançados. Em sua última produção fonográfica; Carabalí, Yaniel a cargo da composição e produção, mostra elementos de Tumba Francesa, Conga, Bembé: ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal, além de elementos da tradição erudita e contemporânea da composição musical cubana.

https://www.facebook.com/yanielmatosoficial/

Show: 22:30

Batanga & Cia.

Quinteto de Música Instrumental Cubana, Latin Jazz e World Music. Recria em suas apresentações a atmosfera das descargas (jam sessions) das casas de jazz da Havana dos anos 50 e interpreta composições autorais. O grupo esta apresentando seu novo EPK / Video Clipe

www.facebook.com/Batanga-Cia

Show: 00:00

 

Informações sobre a casa
www.jazznosfundos.net

Rua Cardeal Arcoverde, 742 – Pinheiros- SP

Veja, comente, compartilhe!